NFUNCA MUZEMBA DESAFIA FRANCISCO VIANA A RENUNCIAR MANDATO DE DEPUTADO

  Luanda: “Aconselho o Francisco Viana a renunciar ao mandato, ao invés de pedir desvinculação”, desafiou, Mfuca Muzemba, esta segunda-feira, 18 de Março, o empresário e político.







Fonte: CK

O coordenador do projecto político “Esperança”,  desafia Francisco Viana a renunciar o cargo de deputado e não desvincular-se, conforme fê-lo, em carta enviada a líder do Parlamento angolano, Carolina Cerqueira.

 

Mfuca Muzemba, que falava no espaço Revista de Imprensa, da Rádio Correio da Kianda, em que é comentador residente, convidado a comentar o assunto que marcou o fim-de-semana, considerou a solicitação feita por Francisco Viana à Assembleia Nacional, de desvincular-se ao Grupo Parlamentar da UNITA, como sendo uma manifestação “incoerente”, por entender, segundo o político, que a renúncia por parte de Francisco Viana faria mais sentido do que a desvinculação.

 

“Tu quando és candidato a deputado subscreves a um acto de compromisso e este acto de compromisso te vincula ao grupo pelo qual você vai ser eleito, ou seja, a eleição aqui ainda é do modelo partidário”, começou por dizer, Muzemba.

“Só ele próprio sabe por consciência porquê que tomou esta decisão, mas, se tivéssemos que ser coerentes e decentes na política, talvez o que eu poderia pedir é que, ao invés de desvincular-se do grupo parlamentar, poderia ter renunciado o seu mandato para fazer a luta cívica e política fora do grupo que o elegeu para o parlamento”, desafiou, Mfuca Muzemba, a Francisco Viana, acrescentando ser um apelo, para que Francisco Viana, não seja visto como um “oportunista”.

Vale lembrar, que, em declarações à Rádio Correio da Kianda, no jornal da noite deste domingo, 17, o antigo político do MPLA e presidente da Federação dos Empresários Angolanos falou sobre o seu pedido para tornar-se deputado independente.



“Teremos vários congressos esse ano, um deles é o Congresso da Nação, e não posso chegar com chapéu partidário. Não me desvinculei, pedi apenas para ficar independente”, explicou, não tendo certeza se o seu pedido de saída do GPU possa vir a criar algum desconforto dentro dentro da Frente Patriótica Unida.

Francisco Viana integrou a lista de deputados da UNITA nas eleições de 2022, no âmbito da FPU, que visou congregar membros do Bloco Democrático, do projecto político PRA-JA Servir Angola e de individualidades da sociedade civil.

 BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA