TAXISTAS EM GRVE PELA SUBVENÇÃO AOS COMBUSTIVEIS

Namibe: Moçâmedes amanheceu sem táxis nas ruas, esta terça-feira. Os motoristas entraram em greve para exigir reajustes no preço da corrida e a revogação do decreto presidencial que elimina a subvenção à gasolina. 



Fonte: DW

A frustração entre os taxistas da província do Namibe é grande: com o fim da subvenção à gasolina , anunciada na semana passada, os motoristas alegam que se tornarão inviáveis ​​arcarem com todas as despesas. Além disso, a tarifa atual de 1.100 kwanzas (cerca de 1,20 euros) não cobre os custos operacionais, conta ao repórter da DW África, em pleno centro da capital do Namibe.

“Faço a rota Tômbwa e estamos vivendo uma fase muito difícil”, conta um motorista da Lopera do Gueto. "Os cartões de subsídio estão demorando muito para serem entregues. Abastecer com o nosso próprio dinheiro é muito complicado." 

Outro motorista da rota R9 desabafa: "Como a subvenção dos cartões foi retirada, achamos por bem paralisar as atividades para exigir uma atualização do preço da corrida." 

Associação dos taxistas justifica paralisação



A Associação dos Taxistas do Namibe (ATAXINA) solicitou ao Governo o reajuste da tarifa há cerca de um ano, mas não obteve resposta.

“Esta paralisação vai ajudar a reflexão, pois se a situação permanecer com os preços altos, muitos taxistas corrim o risco de ficar sem trabalho”, explica Jacinto Segunda, fiscal da ATAXINA.

Com a greve, a população enfrentará sérios problemas na sua mobilidade em toda a província do Namibe.  

Uma passageira diz à DW que lamenta a greve: "Estou aqui há mais de 30 minutos e não apareceu nenhum táxi. É muito duro para nós."

A associação ATAXINA espera negociar com o Governo um reajuste da tarifa e a revogação dos cortes à subvenção, diz o presidente da associação Cipriano Mateus: "A paralisação dos serviços de táxis será para toda a província e vai continuar até haver uma negociação com o governo do Namibe”, promete. 

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO