UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA POLÍTICA DO PRESIDENTE DO GRUPO PARLAMENTAR DA UNITA

 

Neste artigo, exploraremos a trajetória política do Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiaka. Uma entrevista cedida ao Portal Benguela7, no espaço Figuras da Semana. Vamos analisar sua infância, suas origens e como ele chegou à posição de liderança que ocupa hoje. Também saberemos sua opinião sobre a situação social e socioeconômica do país, bem como suas aspirações futuras. Acompanhe para saber mais sobre esse influente político angolano.



 Redação: Benguela7


A Infância e as Origens

Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiaka nasceu no dia 14 de janeiro de 1975, no Huambo. Embora tenha nascido no Uíge, o político considera o Bailundo sua cidade natal, pois suas origens paternas e maternas são de lá.  Chiaka também tem uma forte ligação com o Huambo, onde viveu boa parte de sua infância.

 

Ele se considera um "filho de Benguela" e tem um carinho especial pela cidade, onde se casou no ano passado.  Liberty é pai de dois filhos, uma menina e um rapaz e pretende ter apenas quatro filhos. No seu ponto de vista, uma forma para o combate à pobreza é ter poucos filhos.

O Caminho para a Política

Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiaka recebeu o seu nome em homenagem aos acordos de Alvor, que abriram caminho para a independência de Angola. Seu pai era um admirador do ator americano Marilyn Manson e seu nome é uma homenagem a ele.  Liberty também foi jogador de futebol na juventude, atuando como atacante e goleiro.

Desde cedo, Liberty  Chiaka sentiu a necessidade de contribuir para o seu país e para o combate à pobreza. Ele acredita que os políticos devem ter condições para criar e educar seus filhos perfeitos, e que o país não oferece essas condições para criar muitos filhos.



A Trajetória Política

A infância de Liberty  Chiaka foi marcada pelas mudanças de cidade, devido à guerra civil em Angola. A sua infância, foi vivido no Huambo, Bailundo e na Jamba, onde viveu até aos 17 anos e o insino primário até ao Nono ano de escolaridade (9ª classe). Em outubro de 1992, vai à Luanda antes de finalmente se estabelecer no Huambo.

Em 1998, Liberty  Chiaka ingressou nas forças armadas como soldado e, ao longo do tempo, foi promovido a major. Ele fez parte da segunda brigada militar e posteriormente se tornou comandante da brigada Benben.

 Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiaka entrou para a política em 2002, quando foi nomeado secretário nacional de mobilização da JURA. Ele ocupou vários cargos ao longo dos anos, incluindo secretário-geral da JURA, secretário provincial da UNITA no Huambo e presidente do Grupo Parlamentar da UNITA.

Aspirações Futuras

Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiaka tem como objetivo se tornar autarca do Huambo, destacando a importância de estar perto das pessoas e de poder realmente fazer a diferença em suas vidas. O político, acredita que a sensibilidade humana, a visão estratégica e a competência técnica são essenciais para realizar mudanças importantes em Angola.

Liberty também expressou sua paixão pela docência e sua intenção de voltar à sala de aula assim que possível. Ele acredita que a educação é fundamental para o desenvolvimento do país e está comprometido em fazer a diferença nessa área.

Avaliação da Situação Socioeconômica

Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiaka  avalia a situação socioeconómica de Angola como difícil, dolorosa e vergonhosa. O também Deputado a Assembleia Nacional de Angola acredita que a falta de vontade política, a incompetência e a falta de sensibilidade humana são os principais fatores que são relevantes para essa realidade.

Ele destaca ainda a importância da sensibilidade humana e uma visão estratégica para realmente servir o povo angolano de forma eficaz. Chiaka acredita que a UNITA pode fazer a diferença e responder aos desafios que o país enfrenta.

Considerações Finais

Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiaka é um político angolano influente e comprometido em melhorar a vida das pessoas do País. Sua trajetória política e suas aspirações futuras refletem sua dedicação em servir o povo e contribuir para o desenvolvimento do país.

Apesar dos desafios que Angola enfrenta, Liberty  Chiaka acredita que é possível criar um país próspero, digno e feliz. Ele está determinado a fazer a diferença e espera poder se tornar autarca do Huambo para estar mais próximo das pessoas e realizar mudanças significativas em suas vidas.

Com a sua sensibilidade humana, visão estratégica e compromisso com o serviço público, Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiaka, é uma figura promissora na política Angolana e um exemplo de liderança comprometida em fazer a diferença.Aqui

 BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO