MUNICÍPIO DE CAIMBAMBO APOSTA NAS INFRAESTRUTURAS
Benguela: Constrições de uma nova unidade policial e hospital municipal são algumas de muitas apostas de infraestruturas, que a terra do “Gado Bovino” vai conhecer nos próximos dias que vão dar uma nova imagem ao município e serão financiadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), afirmou exclusivo ao B7, o administrador municipal, sem deixar por trás os projetos do programa do combate à pobreza.
Arquivo
Readação: Bernardo Angolano
PIIM
José Ferreira, realçou que as obras estão enquadradas dentro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), sendo uma região vasta, há necessidades de alargar as infraestruturas que também está para breve a construção do comando municipal da Polícia Nacional de Angola (PNA), no sentido de acomodar os homens da lei e dar respostas no combate ao crime na sua região.
No sector da saúde o município do Caimbambo vai contar brevemente com um novo hospital Municipal, visto que o actual já não corresponde com os anseios dos munícipes, ainda no capítulo da saúde, realçou o administrador que estão a trabalhar na aquisição de equipamentos para o saneamento básico.
Segundo José Ferreira as vias secundárias e terciarias das terras do gado bovino, também vão merecer uma atenção especial e serão asfaltados 5 quilômetros, nas ruas principais da vila, e melhorar as vias terciárias e segundarias com terra planagem, para facilitar o escoamento dos produtos do campo.
Avançou ainda aquele dirigente que para o melhoramento e abastecimento da distribuição de água potável aos munícipes, o Cambambo no âmbito do PIM vai ganhar mais 15 sistemas de furos de água para reforçar a rede de distribuição, nas diversas localidades do município que dirige. O número um, das terras do Gado Bovino, reconhece que o processo está lento, mas garante que ainda este ano, será uma realidade.
Quanto no domínio da iluminação pública, apesar do Caimbambo ainda depender 100 por centos da energia térmica (geradores), avançou que a sua administração está a trabalhar no alargamento da rede pública e domiciliar.
Combate à pobreza
No âmbito do combate à pobreza diz o Administrador que estão a empoderar a Juventude com formações técnicas profissionais nas áreas de Corte-costuras, Construção civil, Mecânica-auto, Canalização, Climatização e frio. Após terminado os cursos passam por um seminário de educação financeira e recebem os Kits para eventualmente criarem o seu autoemprego.
José Ferreira disse também que estão a investir no ramo da agricultura, com entrega de meios como: Sementes, Fertilizantes, Tratores e Charruas para as famílias que encontram-se em condições precárias e para juventude, no sentido de alavancar o sector produtivo, sendo que Caimbambo possui terras favoráveis para esta actividade, para além da criação de gado, reforçou o Administrador que estão a preparar 500 hectares de terras para agricultura familiar.
Área do turismo
O administrador municipal fez saber que o seu município também oferece boas áreas para o Turismo e convida os empresários a investirem no sector.
“Para além do sector agropecuário, convidamos os Empresários a investirem também no sector adormecido à do turismo. Pois, temos boas paisagens que podem atrair turistas, mas, a nossa maior missão é divulgar este sector através das redes sociais e da Comunicação social, no sentido de explorarmos o que mãe natureza nos oferece” disse, José Ferreira, reconhecendo que neste sector pouco ou nada se tem feito, mas bem investido, o responsável acredita que poderá contribuir positivamente para o desenvolvimento do município.
BENGUELA7 A NOTÌCIA EM TEMPON
REAL
Comentários
Enviar um comentário