𝐃𝐄𝐂𝐋𝐀𝐑𝐀ÇÃ𝐎 𝐀𝐋𝐔𝐒𝐈𝐕𝐀 𝐀 𝐀𝐒𝐒𝐈𝐍𝐀𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐃𝐎𝐒 𝐀𝐂𝐎𝐑𝐃𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐏𝐀𝐙 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐀𝐍𝐆𝐎𝐋𝐀, 𝐀𝐂𝐎𝐑𝐃𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐈𝐂𝐄𝐒𝐒𝐄

Luanda: O nosso país, Angola, comemora, neste dia 31 de Maio, 33 anos desde a assinatura, em Bicesse, Portugal, dos Acordos de Paz para Angola, também conhecidos como Os Acordos de Bicesse.

Fonte: UNITA 

Foram seus signatários o Presidente Fundador da UNITA, Doutor Jonas Malheiro Savimbi e o Presidente da então República Popular de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos.

Os Acordos de Bicesse visavam a reposição do espírito do Alvor que preconizava a realização de eleições em Outubro de 1975, isto é, o lançamento do sistema democrático dentro do qual Angola nasceria como Estado independente à 11 de Novembro de 1975.

O 31 de Maio de 1991 tem, deste modo, um significado histórico singular porquanto, os Acordos de Bicesse representaram o início da viragem do sistema monopartidário para o sistema multipartidário como premissa fundamental para a construção do Estado Democrático de Direito e economia de mercado. 

São ainda principais frutos dos Acordos de Bicesse a criação, com base nos efetivos das ex-FALA e ex-FAPLA, das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional de Angola (PNA), como instituições com vocação republicana.

Com o alcance da paz, à 4 de Abril de 2002, o nosso país criou as incontornávis condições necessárias para o seu desenvolvimento nos domínios: político, económico, social e cultural.

Por esta ocasião, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA em nome dos membros, simpatizantes e amigos do partido, rende a sua mais singela homenagem à todos os heróis da Pátria, conhecidos e anônimos, que deram as suas vidas pela Democracia e pela Paz. 

Nesta perspectiva, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA apela à todos os cidadãos angolanos para a defesa, consolidação e aprofundamento da Paz e do Estado Democratico de Direito.

A Cidadania deve constituir o Eixo fundamental da construção deste Estado, através da institucionalização das Autarquias Locais, em todo o País e em simultâneo.

Outrossim, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA exorta ao constante diálogo entre os diferentes grupos de interesses nacionais para a construção da pátria comum à todos angolanos.

Luanda, 31 de Maio de 2024

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA


BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA