SIC IDENTIFICA ANGOLANOS QUE PRODUZEM NOTÍCIAS FALSAS PARA DESCREDIBILIZAR O EXECUTIVO

Luanda: O Serviço de Investigação Criminal (SIC) denunciou, esta quinta-feira, a existência de cidadãos angolanos que a partir do estrangeiro produzem notícias falsas para descredibilizar o Executivo angolano.

 


Fonte: Club K

A denúncia foi feita durante o debate "Angola em Directo” emitido pela Rádio Nacional de Angola, que analisou as "feke news” e suas consequências, onde os participantes defenderam a criação de uma nova legislação para regular o comportamento dos cidadãos nas redes sociais.

Segundo o jurista José Rodrigues, é fundamental que haja uma regulamentação das redes sociais. No seu entender, as "feke news” "muitas delas são usadas como instrumentos de ataques às instituições do Estado Democrático e Direito”.

"Não se pretende com uma eventual regulamentação limitar o exercício do direito à opinião, mas fazer com que o seu exercício se processa dentro dos limites que o Estado estabelece”, esclareceu.

No último domingo, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, advertiu, na sua página do Facebook que "a rápida disseminação de "fake news", termo que em português significa "notícias falsas", compromete a veracidade dos factos e coloca em risco a estabilidade social e a confiança nas instituições, bem como mancha o bom nome do pacato cidadão".

No entender de Mário Oliveira, as "fake news” podem criar pânico e desinformar o público, especialmente em tempos de crise. Porém, acrescentou, é cada vez mais essencial que cidadãos e profissionais da comunicação social adoptem uma postura responsável e ética.

Participaram, também, do debate o director do Gabinete de Comunicação e Imprensa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, João Demba, porta-voz da Procuradoria Geral da República, Álvaro João, director Gabinete de Comunicação e Imprensa do SIC, Manuel Halaiwa, o especialista em ciber segurança, Mário Peixoto, e o economista Paulo Forquilha.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

 

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA