DEPUTADO DA UNITA QUE COLOCOU A VIATURA PROTOCOLAR AO SERVIÇO DE UMA RENT-A-CAR PODE SER “EXPULSO” DA ASSEMBLEIA NACIONAL E DAR LUGAR A FERNANDA NGUISSI

 

Luanda: As Comissões de Mandatos, Ética e Decoro Parlamentar da 9.ª Comissão e de Assuntos Constitucionais e Jurídicos da 1.ª Comissão, aprovaram, na última quinta-feira, 16 de Janeiro, por unanimidade, o Relatório Parecer e o Projecto de Resolução sobre o Processo Disciplinar contra o deputado da UNITA Alberto José Catenda, instaurado por ter colocado a viatura protocolar ao serviço de uma rent-a-car e, consequente, desaparecimento da mesma.



Redação: Benguela7

Os dois documentos serão submetidos à discussão e votação do Plenário da Assembleia Nacional, na próxima quarta-feira 22 de Janeiro, que poderá deliberar a perda definitiva do mandato do deputado Catenda, eleito pelo círculo eleitoral do Cuanza Norte e no seu lugar para preencher a vaga, vai a Senhora Fernanda Lurdes Nguissi.

De acordo com o presidente da 9.ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, deputado Sérgio Leonardo Vaz, durante a instrução do processo, ficou provado que o deputado Alberto Catenda feriu com gravidade as normas do Regimento da Assembleia Nacional, do Estatuto do Deputado e do Código de Ética e Decoro Parlamentar relativo à utilização das viaturas de funções.

"A Comissão criada para o efeito do colégio elementos probatórios, recolheu todos os intervenientes e todos os implicados no caso, tendo dado a possibilidade de defesa ao deputado, cumprindo-se todo o ritual que caracteriza um processo disciplinar. No final ficou provado e decidiu- se pela perda definitiva do mandato pela gravidade cometida pelo parlamentar”, referiu o deputado Sérgio Vaz.

O presidente da Comissão de Mandatos, Ética e Decoro Parlamentar lembrou na ocasião que todos os deputados estão sujeitos ao cumprimento da Constituição da República, da legislação e dos regulamentos inerentes à função, alertando para o uso correcto das viaturas atribuídas pela Assembleia Nacional.

De acordo com a lista de candidatura de deputados do maior partido na oposição angolana, pelo ciclo provincial do Cuanza Norte, poderá preencher o lugar a Sra.  Fernanda Lurdes Nguissi, que é a número três na lista de candidatura daquele território da UNITA.

Recorda-se que a UNITA no Cuanza Norte elegeu dois deputados, contra três do MPLA.

Os candidatos efetivos a deputados pelo ciclo do Cuanza Norte, são: João Quipinga Dias (1); Alberto José Catenda (2); Fernanda Lurdes Nguissi (3); Cilícia de Sousa Portalegre de Barros (4) e Edivaldo do Rosário Paulino Cabral (5).   

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO