PRESIDENTE DO BD NO FÓRUM “ALTERNATIVO INDABA” EM CAPE TOWN A SITUAÇÃO DOS MINEIROS NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SERÁ UM DOS TEMAS A SER ABORDADO

 

Luanda: O Presidente do Bloco Democrático (BD), Filomeno Vieira Lopes está actualmente em Cape Town, onde participa do Fórum “Alternativo INDABA” (AMI), que se estende até o dia 6 do corrente mês. Este evento anual visa reflectir sobre como a exploração mineira e petrolífera pode beneficiar efectivamente o povo africano. A declaração incluirá propostas para mitigar os impactos ecológicos e sociais, com ênfase na pobreza e na necessidade de reformular o modo de produção dos recursos mineiros.

 

Redação: Benguela7   

Uma nota de imprensa enviada ao Benguela7 Angola, diz que Filomeno Vieira Lopes está actualmente em Cape Town, onde participa do Fórum “Alternativo INDABA” (AMI), que se estende até o dia 6 do corrente mês. Este evento anual visa reflectir sobre como a exploração mineira e petrolífera pode beneficiar efectivamente o povo africano.

Simultaneamente, em Cape Town, decorrerá o Fórum INDABA, que reúne empresas multinacionais, governos e empresários africanos para discutir estratégias de exploração dos recursos naturais do continente. O Executivo angolano estará presente, com cobertura da imprensa pública, neste importante evento.

Segundo a nota, o AMI, que congrega a sociedade civil africana, movimentos sindicais, igrejas, ecologistas, grupos de direitos humanos e associações comunitárias de base mineira, abordará, entre outros temas, a situação dos mineiros na transição energética. A discussão centrará a questão de saber se a exploração continuará a perpetuar a maldição dos recursos naturais em África.

A nota termina salientando que uma delegação angolana da rede de Associações pela Defesa das Comunidades Mineiras, conhecida como TCHOTA, também participará do evento.

No dia 6, esta delegação realizará uma manifestação para entregar aos representantes das empresas e governos presentes no INDABA uma Declaração que aborda as consequências económicas, sociais e ecológicas da exploração mineira. A declaração incluirá propostas para mitigar os impactos ecológicos e sociais, com ênfase na pobreza e na necessidade de reformular o modo de produção dos recursos mineiros.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA