LÍDERES PARLAMENTARES DESTACAM FEITOS DO ANTIGO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL
Luanda: Os líderes parlamentares renderam, este domingo, 21, no Salão Nobre do Parlamento, uma homenagem solene à memória de Fernando da Piedade Dias dos Santos, antigo presidente da Assembleia Nacional, falecido aos 73 anos, na quinta-feira, 18 de Dezembro, em Luanda.
Fonte: AN
Durante a cerimónia, marcada por manifestações de pesar e reconhecimento institucional, os representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento enalteceram o percurso político e humano de Fernando da Piedade Dias dos Santos, destacaram o seu contributo para a consolidação da democracia, da paz e da unidade nacional.
Político de qualidades inigualáveis
Em nome do Grupo Parlamentar do MPLA, o deputado Nvunda Salucombo afirmou que o antigo presidente da Assembleia Nacional “foi um político de qualidades inigualáveis”, cuja autoridade não era imposta pelo tom de voz, mas pela experiência acumulada e pela capacidade de colocar os interesses da Nação acima de qualquer interesse individual ou de grupo.
Segundo o deputado, na Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos deixou como legado a prudência, a honradez, o saber ouvir, o cumprimento da palavra dada e o respeito pelos seus interlocutores, acrescentando que a sua firmeza era sempre acompanhada de um sorriso. Para o MPLA, o país perde um patriota, um nacionalista e um homem de Estado, que dedicou a sua vida à independência nacional, à paz, à reconciliação e ao progresso de Angola.
Construtor de pontes
A deputada Mihaela Weba, em representação do Grupo Parlamentar da UNITA, considerou que Fernando da Piedade Dias dos Santos deixou na Assembleia Nacional um legado de “construtor de pontes”, ao dirigir a Casa das Leis durante 12 anos com espírito de diálogo e respeito pelas diferenças.
A UNITA destacou ainda a sua dimensão humana, referindo que, enquanto Presidente da Assembleia Nacional, revelou-se um dirigente atento às vicissitudes da vida e próximo dos jovens deputados de todas as bancadas.
Patriota exemplar
Por sua vez, o deputado Benedito Daniel, em nome da representação parlamentar do Partido de Renovação Social(PRS), descreveu o antigo Presidente da Assembleia Nacional como um “patriota exemplar”.
Para o PRS, Fernando da Piedade Dias dos Santos foi um defensor da convivência pacífica, construtor da paz e promotor da harmonia entre os angolanos.
Respeito pela diversidade
A FNLA, pela voz do seu presidente, Nimi a Simbi, manifestou surpresa e profunda consternação pelo falecimento de Fernando da Piedade Dias dos Santos, a quem reconheceu exemplos “irrefutáveis” de patriotismo, de aceitação da diversidade e de respeito pelo outro, sublinhando o seu contributo para a convivência entre os angolanos.
Angola perdeu um dos pilares fundacionais do Parlamento
Já a presidente do Partido Humanista de Angola (PHA), deputada Florbela Malaquias, ao tomar a palavra, afirmou que Angola perdeu um dos pilares fundacionais do Parlamento, cuja biografia se confunde com a construção do Estado angolano moderno.
Segundo a dirigente, enquanto Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos foi o “guardião do templo da democracia”, transformando o Parlamento num espaço de diálogo nacional.
BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL






Comentários
Enviar um comentário