LÍDERES PARLAMENTARES DESTACAM FEITOS DO ANTIGO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

Luanda: Os líderes parlamentares renderam, este domingo, 21, no Salão Nobre do Parlamento, uma homenagem solene à memória de Fernando da Piedade Dias dos Santos, antigo presidente da Assembleia Nacional, falecido aos 73 anos, na quinta-feira, 18 de Dezembro, em Luanda.



Fonte: AN


Durante a cerimónia, marcada por manifestações de pesar e reconhecimento institucional, os representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento enalteceram o percurso político e humano de Fernando da Piedade Dias dos Santos, destacaram o seu contributo para a consolidação da democracia, da paz e da unidade nacional.



Político de qualidades inigualáveis


Em nome do Grupo Parlamentar do MPLA, o deputado Nvunda Salucombo afirmou que o antigo presidente da Assembleia Nacional “foi um político de qualidades inigualáveis”, cuja autoridade não era imposta pelo tom de voz, mas pela experiência acumulada e pela capacidade de colocar os interesses da Nação acima de qualquer interesse individual ou de grupo.


Segundo o deputado, na Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos deixou como legado a prudência, a honradez, o saber ouvir, o cumprimento da palavra dada e o respeito pelos seus interlocutores, acrescentando que a sua firmeza era sempre acompanhada de um sorriso. Para o MPLA, o país perde um patriota, um nacionalista e um homem de Estado, que dedicou a sua vida à independência nacional, à paz, à reconciliação e ao progresso de Angola.



Construtor de pontes


A deputada Mihaela Weba, em representação do Grupo Parlamentar da UNITA, considerou que Fernando da Piedade Dias dos Santos deixou na Assembleia Nacional um legado de “construtor de pontes”, ao dirigir a Casa das Leis durante 12 anos com espírito de diálogo e respeito pelas diferenças.


A UNITA destacou ainda a sua dimensão humana, referindo que, enquanto Presidente da Assembleia Nacional, revelou-se um dirigente atento às vicissitudes da vida e próximo dos jovens deputados de todas as bancadas.



Patriota exemplar


Por sua vez, o deputado Benedito Daniel, em nome da representação parlamentar do Partido de Renovação Social(PRS), descreveu o antigo Presidente da Assembleia Nacional como um “patriota exemplar”.


Para o PRS, Fernando da Piedade Dias dos Santos foi um defensor da convivência pacífica, construtor da paz e promotor da harmonia entre os angolanos.



Respeito pela diversidade


A FNLA, pela voz do seu presidente, Nimi a Simbi, manifestou surpresa e profunda consternação pelo falecimento de Fernando da Piedade Dias dos Santos, a quem reconheceu exemplos “irrefutáveis” de patriotismo, de aceitação da diversidade e de respeito pelo outro, sublinhando o seu contributo para a convivência entre os angolanos.



Angola perdeu um dos pilares fundacionais do Parlamento

Já a presidente do Partido Humanista de Angola (PHA), deputada Florbela Malaquias, ao tomar a palavra, afirmou que Angola perdeu um dos pilares fundacionais do Parlamento, cuja biografia se confunde com a construção do Estado angolano moderno.


Segundo a dirigente, enquanto Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos foi o “guardião do templo da democracia”, transformando o Parlamento num espaço de diálogo nacional.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA