ACJ- “O EMPODERAMENTO DA MULHER NÃO PODE SER VISTO COMO UM FAVOR QUE TENHA DESTAQUE NA PROPAGANDA POLÍTICA COM O PROPÓSITO DE MANIPULAR A OPINIÃO PÚBLICA”

 Benguela: O presidente da UNITA, maior partido na oposição em Angola, disse na manhã desta terça-feira, 12 de Março, em Benguela, que o empoderamento da mulher não pode ser visto como um favor que tenha destaque na propaganda política com o propósito de manipular a opinião pública.



Readação: Benguela7

Adalberto Costa Júnior, ao discursar na abertura na III reunião ordinária do comité nacional da Liga da Mulher Angolana (LIMA), braço feminino da UNITA, disse igualmente que o empoderamento da mulher deve ser visto como uma conquista condenada e produto do que ela representa e que se traduza de forma natural.

“Só com essa visão, a mulher pode participar da vida pública de forma livre e independente, conferindo-lhe um ascendente na contribuição para a construção de uma sociedade livre e melhor para todos”, disse.

Segundo o líder da UNITA, a reunião da LIMA tem lugar num momento muito particular do país, com desafios imensos no plano político, com o agravamento da crise econômica e no pico do movimento social reivindicativo por direitos e retribuições mais justas aos trabalhadores.

Disse ainda que o país todo sofre os efeitos de uma governação que tem apenas um objetivo, a manutenção do poder, por qualquer preço.

Para o líder dos maninhos, os desafios que a sociedade enfrenta são inúmeras, sublinhando aquelas que são consideradas as principais prioridades numa agenda sobre a mulher de Angola, numa agenda para Lima.

“E as prioridades são o assédio sexual sobre uma mulher”, considerando que   este é um momento muito importante para a sociedade refletir.

Para dizer que este é um dos problemas mais candentes numa província como o Benguela. Onde uma parte daqueles que são proprietários de investimentos em Angola, alguns estrangeiros, abusaram sem limites das mulheres e das crianças, sem que as autoridades reajam de forma adequada”, referiu.

Uma outra das questões fundamentais é a falta de oportunidades, para as mulheres, segundo Adalberto Costa Júnior.

A diminuta presença de mulheres, a falta de oportunidades de mulheres em cargos de chefia, as desigualdades salariais entre homens e mulheres que fazem o mesmo tipo de serviços, a elevada quantidade de famílias chefiadas exclusivamente por mulheres sem a presença de homens que abandonaram seus lares, ainda são questões a serem resolvidas, segundo Adalberto Costa Júnior.

“Outra questão são os problemas de saúde mental e de violência de todos os níveis, em especial a prática do feminicídio que infelizmente continua a matar muita mulher no nosso país”, sublinhou.

 


O número um dos maninhos, também mostra-se preocupado com o tratamento discriminatório das meninas nas aldeias e mesmo nas cidades, onde sobre elas recai todas as responsabilidades de serviços nos lares.

“São estes os aspectos nucleares que a sociedade, e com certeza esta reunião, deve saber encontrar respostas e soluções para garantir assim uma sociedade mais justa e melhor para todos”.

Para o presidente do maior partido na oposição, esta reunião do Comitê Nacional de Lima deve debruçar-se sobre os valores éticos que se têm diluídos todos os dias à vista desarmada, distanciando-se de referentes mínimos aceitáveis ​​numa sociedade como a violência sexual e doméstica, que é uma realidade preocupante com a qual nos batemos no dia a dia.

“Já falei aqui do assédio sexual no trabalho, que diminui a autoestima e a capacidade conceitual da mulher, colocando-a numa condição de vulnerabilidade. Também é necessário melhorar a representatividade política”, frisou.

Disse ainda, “Temos de discutir a forma como é abordada a mulher trabalhadora em regime ambulante, a que, pejorativamente, se trata por zungueiras. Temos de pôr fim à cultura que, em termos práticos, já está institucionalizada de desvalorização, de subalternização e de humilhação da mulher”, disse, considerando que O empoderamento da mulher não pode ser visto como um favor que tenha destaque na propaganda política com o propósito de manipular a opinião pública.

BENGEULA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO