MAIS DE 30 CASOS DE ABUSOS SEXUAIS A MENORES DE IDADE, FORAM PRATICADOS POR PESSOAS PRÓXIMA A FAMÍLIA DAS VÍTIMAS, EM BENGUELA
Mais de 35 casos de abusos sexuais a menores de idade, dos quais, mais 30 foram praticados por pessoas próxima a família das vítimas, dentre eles, pais, primos, avós irmãos e vizinhos que partilhas o mesmo quintal, município de Benguela, disse esta quinta-feira, 7 de março, o Comandante Municipal da Polícia Nacional de Angola em Benguela.
Lídia Amaro fez saber que os casos de abusos sexuais, que originam em gravidez precoce na sua maioria, violam sobre maneira os direitos das crianças, concebidas e nascidas nessas condições, daí que entende a responsável, que as responsabilidades dos órgãos locais do Estado são múltiplas. Aqui
Redação: Benguela7
O Papel da Família na Prevenção do Abuso Sexual e da Gravidez Precoce, foi o tema que juntou na quinta-feira, última, mulheres de vários estratos sociais, na província de Benguela, tais como: mulheres filiadas aos partidos políticos, das associações, das igrejas, mulheres policiais, das forças armadas, entidades tradicionais, entre outras.
A efemérides que visou saudar o 8 de Março, dia internacional da Mulher, foi organizada pelo Grupo de Mulheres Parlamentar, da Assembleia Nacional de Angola e foi presidida pela Presidente do Grupo de Mulheres parlamentar, Teresa Neto, que foi ladeada pela Vice-Governadora Para o Sector Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Celma Gonçalves Machado Amaro e pela Chefe do Núcleo dos Deputados em Benguela, a Deputada Deolinda Tchocondoca Valiangula, entre outras Deputadas, com destaque da vice presidente do Grupo de Mulheres parlamentar, a Deputada Helena Bonguela.
Na ocasião, a Presidente do Grupo de Mulheres parlamentar, Teresa Neto, fez saber que a degradação de valores sociais, é uma realidade que abrangem um pouco por todo mundo, mas que representa para a família, um desafio sem precedentes. Sublinhando que hoje a família enfrenta vários desafios política, econômica demográfica entre outros que adiciona numerosas virgulas e alíneas na agenda de decisórios públicos.
E o Comandante Municipal da Policia Nacional de Angola em Benguela, Filipe Cachota, um dos preletores, que desertou o tema “O Papel da Família na Prevenção do Abuso Sexual e da Gravidez Precoce”, fez saber ao Benguela7 que desde outubro de 2023, a fevereiro do presente ano, registados 39 casos de abusos sexuais a menores de idade, dos quais, 32 foram praticados por pessoas próxima a família das vítimas, dentre eles pais, primos, avós irmãos, que partilhas o mesmo tecto, casos que nos remete a uma reflexão profunda o modo que está a se construir a sociedade. Para Cachota, há uma entidade que está em crise, a chamada instituição família e que é preciso de ser reanimada, dessa crise de valores, princípios que permite a construção de cidadãos que respeita as pessoas, dignidade e a integridade física dos outros.
Para a senhora Dourinta, é preocupante quando um mais velho vai se envolver com uma criança, até com a sua própria filha de três anos. Dourita, diz mesmo que isso tem a ver com feitiçaria.
Dourita
Já o Reverendo Celestino Canjela, pastor provincial da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, “os Tocoístas”, na província Eclesiástica de Benguela, diz ser repugnante o que a sociedade hoje suporta. Disse ainda que a sua igreja, tem estado a falar com muita constância, sobre estas questões da moral e da santidade das famílias.
Por sua vez, a oficial dos Serviços de Migração e Estrangeiro (SME), defende a criação de um centro de acolhimento ou o governo da província de Benguela, passar apoiar as crianças vítimas de abusos sexuais.
Vice-Governadora Para o Sector Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Celma Gonçalves Machado Amaro, sublinhou os programas e projetos públicos que o governo tem levado a cabo, visando a emponderar o empreendedorismo social, devolvendo a segurança econômica e reintegração financeira das famílias:
Lídia Amaro fez saber que os casos de abusos sexuais, que originam em gravidez precoce na sua maioria, violam sobre maneira os direitos das crianças, concebidas e nascidas nessas condições, daí que entende a responsável, que as responsabilidades dos órgãos locais do Estado são múltiplas. Aqui
BENGUELA7 A NOTICIA EM TEMPO REAL
Comentários
Enviar um comentário