A JUVENTUDE E OS SEUS DESAFIOS FORAM REFLETIDAS EM MESA REDONDA

 

Benguela: Organizada pela Associação dos Jovens Unidos para o Desenvolvimento Amando (AJUDA), na província de Benguela, na quinta-feira, 28 de Março, na sua sede, no bairro de Nossa Senhora das Graças.

Fografia: Bernardo Angolano       (Mesa Redonda com o tema: A Juventude e os Seus Desafios)

Redação: Benguela7

O certame juntou jovens de vários estratos sociais e deu corpo às “balas” Juca Manjenje, veio em representação de Avelino Kanjamba José, Secretário Provincial da UNITA em Benguela e Sérgio Calei Afonso, que veio em representação de Carlos Kassoma, Secretário Nacional da JFNLA, a passos que Tito Cambanje da JMPLA, Padre Adriano Kassima e Gaspar Fernandes, Secretário Nacional da Juventude do PRS, que não se fizeram presentes e nem delegaram, deixando os seus lugares vazios.  

Sérgio Calei Afonso, Secretário Nacional para os Assuntos Jurídicos da JFNLA, diz que a juventude não é livre no país, é reduzida no crucifixo do regime, porque o partido que sustenta o poder, não quer liberta-los, para eles próprios pensar por si, de formas a analisar os problemas do país conforme são.

Para se inverter o quadro, o jovem político intende que é necessário que a juventude se envolva massivamente na vida política do país.

É necessário que os jovens reivindiquem. É necessário que os jovens percebam que a sua luta é que poderá engradecer a causa do nosso povo angolano, disse

Já o secretário provincial adjunto da UNITA, Juca Manjenje, diz é preciso saber que existe uma juventude para cada tipo de sociedade, salientando que no contexto anterior precisou-se de uma juventude revolucionária que pudesse descolonizar o colono do país. Já nos dias hoje, segundo o preletor, a luta é de “intelectualidade”, e o partido no poder intendido bem a situação, dai que não investiu em determinadas infraestruturas, como a educação só para citar esse.    

Do outro lado, Lucas Catimba, Secretário Provincial do Conselho da Juventude em Benguela, intende que a juventude participa na vida política a seu limite da valorização do processo político.

Por seu turno o presidente da associação dos Jovens Unidos para o Desenvolvimento Amando (AJUDA), Lucas Liahuca, falando dos objectivos da actividade, disse que a mesma superou as espectativas, esse, é o primeiro de muitos debates que a sua organização vai realizar ao longo do mês de Abril dedicado a juventude angolana.

A Juventude em Benguela trocou ideias sobre os seus desafios, num momento que a mesma reclama a falta de oportunidades em vários sectores para a juventude 49 anos depois da independência de Angola e 22 anos depois do alcance da paz.Clique Aqui

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

 

   

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO