AVELINO CANJAMBA JOSÉ - A PAZ TEM DE SER ASSEGURADA POR TODOS PORQUE NOS DIZ RESPEITO


Benguela: “A paz tem de ser assegurada por todos porque nos diz respeito”, disse o líder da A união Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), na província de Benguela, no domingo último 7 de Abril.



Redação: Benguela7

Duas datas históricas foram comemoradas pela UNITA no município do Cubal. O 13 de Março, dia da fundação do seu Partido e o 4 de Abril, dia em que o país assinalou 22 anos de paz. Avelino Canjamba José, justificou aos militantes, amigos e simpatizantes da UNITA do porquê que, não foi possível realizar nas datas previstas, tendo invocado a superposição de agendas.  

No seu discurso, o líder dos maninhos, disse que a paz tem de contar com a manutenção e participação de todos dos angolanos, “a paz tem que ser assegurada por todos porque nos diz respeito. Nós trabalhamos. E os nossos mais velhos, naquele dia, em que foram assinados os acordos do Luena, dedicaram-se por completo, para dizer que queremos a paz para angola e a paz está hoje, e vai continuar”, assegurou.

O político exorta os seus militantes a dedicar-se na manutenção da paz, para que esse bem permanece.    “Não se pode falar da paz apenas no contesto do calar das armas. Mas que, é preciso trabalhar para que aqueles que governam têm de perceber para que a paz, continue, tem de haver pão nos pratos dos filhos”, realçou.

Disse ainda que não se pode a continuar a festejar a paz, apenas no contesto do cessar fogo e do calar das armas. “Mas que haja também resposta cabal”, disse.

Saindo em defesa dos trabalhadores que reclamam por aumento salariais, o político da  UNITA fez saber que  os trabalhadores quando fazem greve, têm que ser atendidos para que também eles, citam a paz, a partir das suas famílias, até aos seus locais de trabalho.  

Na visão de Avelino Canjamba José, é uma utopia, falar da paz apenas do calar das armas, mas que a mesma, deve ser abrangente, dando como exemplo, o sector da saúde.

“Tem de haver medicamentos nos hospitais. Porque quando uma família está doente, a paz, está a fazer falta”, asseverou, deixando recardo ao Chefe do Executivo angolano, que os angolanos querem paz, mas, também querem pão para os seus filhos, saúde condigna, bons salários e emprego para a juventude.  



Avelino Canjamba José, foi mais longe ao afirmar que Benguela produz mais poeira, comparando com a cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul. Nas estradas tem mais buracos que próprio asfalto.  

Problemas de energia e água no Cubal

O acto que foi realizado no município do Cubal, o homem forte do Galo Negro, fez uma incursão ao município liderado por Paulino Banja, comparando aos tempos idos e actuais, para o político os problemas de energia e água, são os mesmos, referindo a Barragem do lumaum que produz energia elétrica, mas que o município do Cubal onde está localizado, não está beneficiada com esse serviço.

As fazendas no Cubal continuam estagnadas 21 anos depois

Olhando ao retrovisor, o também deputado disse que em 2003 quando foi ao Cubal, já encontrou as fazendas estagnadas, mas que até nos dias hoje, 21 anos depois, ainda continuam paradas. Para a UNITA, isso demostra que o partido no poder não tem ideias de governabilidade.

UNITA sonha com o poder

Como a esperança é a última a morrer, o partido liderado por Adalberto Costa Junior, vai assumir o poder no próximo pleito aprazado para 2027, segundo Avelino Canjamba José, que falava diante de um balho de multidão vindo de vários pontos da província.

Como a organização é a base de ação, para assumir o poder, é presido que os maninhos se organizem e a mesma, passa pelo censo de militância que o seu partido está a levar à cabo, para aquisição de novo cartão de militância, de acordo com o secretário provincial da UNITA, nas terras de OMBAKA, que exortou os militantes a cadastrarem-se nos seus secretariados de base, de zona, comuna, município e província lá onde cada um pertence.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO