PLANO INTEGRAL DO DESENVOLVIMENTO DA JUVENTUDE 2023 / 2027 MARCA O ACTO PROVINCIAL DO DIA DA JUVENTUDE ANGOLANA

Benguela: O acto provincial do dia nacional do 14 de Abril, dedicada à juventude angolana, na província de Benguela, foi comemorada no município do Caimbambo, onde foram apresentados o plano integral do desenvolvimento da juventude 2023 / 2027.

Arquivo: CNJ-Benguela

Redação: Bernardo Angolano

Na ocasião Lucas Katimba, secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude, fez saber que o documento já é da consulta pública e contém sete eixos de projetos ligados à juventude que poderá melhorar a vida social da juventude angolana.

O líder juvenil na cidade das acácias rubras, fez saber que o projeto, será coordenado pelo ministério da juventude e desporto em parceria com o Conselho Nacional da Juventude.

O acesso aos serviços sociais básicos; o acesso a formação profissional, emprego e empreendedorismo; a erradicação da pobreza e integração socioeconómica dos jovens; a segurança pública e cidadania; o acesso as tecnologias de informação e comunicação; tempos livres educação física e desporto; a participação na vida pública e política e social do país, são os sete eixos principais que vão nortear a juventude angolana entre 2023 a 2027, dentro dos programas estratégicos do executivo angolano.

De acordo com Lucas Katimba, a visão do plano integral do desenvolvimento da juventude, é melhorar a qualidade dos jovens e apela ainda a juventude a empenhar-se na formação académica e técnico-profissional, para melhor aproveitar estas oportunidades que o governo oferece aos jovens, para ajudar a melhorar o país.

Já o Administrador municipal do Caimbambo, José Ferreira, agradeceu o gesto do Conselho Provincial da Juventude, por ter escolhido o seu município para albergar o acto provincial da juventude angolana, segundo entende que a juventude é a força motriz para a resolução dos problemas que afetam a sociedade do crescimento e do desenvolvimento da nossa vasta terra.

O número uma das terras da laranja e do gado bovino, apela união entre os jovens, a ter esperança na confiança das políticas estratégicas, entende, que a união é base da paz, da justiça e do desenvolvimento.

Reações

O MEA (Movimento dos Estudantes de Angola), em Benguela, diz que apesar da data não ser do consenso, mas, por estar institucionalizada deve-se cumprir.

Nelson Ventura, secretario provincial do MEA, reagindo os sete eixos apresentados que vão nortear a juventude nos próximos quatro anos, o homem forte do Movimento dos Estudantes de Angola, nas terras de OMBKA, reconhece que o programa é uma valia, porque visa o melhoramento da vida no seio da juventude, mas, mostra-se cético a quanto a sua execução.

Nelson Ventura vai mais longe ao afirmar que os principais beneficiários são aqueles que têm, cores partidárias citando o partido no poder.

Por seu turno, Enivaldo Abel secretário provincial JFNLA (Juventude da Frente Nacional de Libertação de Angola), aplaude o programa, mas espera ver cumprido o mesmo pelos menos 50 por centos de execução. Ainda apela as organizações juvenis a fiscalizarem os mesmos projetos, para que se cumpra na íntegra.  

Já Mário Soma, secretário permanente provincial da JURS (Juventude de Revolução Social), disse, já que o Estado impôs estes sete eixos na juventude, espera que a sua execução seja mais urgente.

O jovem político alerta o executivo para ser justo quanto a sua distribuição, que não olhem pelas cores partidárias, mas simplesmente no jovem angolano.   

Quanto as críticas levantadas pela juventude, de que o projecto vai excluir certas filhações partidárias, Lucas Katimba, nega tais acusações e reforça a juventude de que o CPJ não exclui e não excluirá ninguém.

O programa é para todos. Poderá existir uma forma de exclusão que decorre da mentalidade que não é patriótica de algumas pessoas que estão a trabalhar em algumas instituições, mas, este comportamento é que está a ser combatido pelo presidente João Lourenço, o nepotismo e outros problemas que vão minando aquilo que é o progresso do país”, replicou.   



Arquivo: Benguela7

Balanço

O secretário da provincial do Conselho da Juventude, dá nota positiva, pelo facto do programa ter ocorrido sem sub salto e pela receção e entrega do Administrado municipal José Ferreira, pela Interação com a juventude e espera de os mesmos terem intendido bem o projecto apresentado.

Sobre os ceticismos levantados pela juventude na execução dos projectos apresentado, o homem forte do CPJ, diz que o seu órgão vai fiscalizar e ajudar o executivo a materializar junto dos ministérios no ponto vista das ações para vermos o programa a ser cumprido.

Acto provincial da juventude em Benguela, foi marcada com apresenta, do plano integral do desenvolvimento da juventude 2023/ 2027, com presença dos líderes juvenil dos partidos político do MPLA, PRS e FNLA e com as organizações da sociedade civil.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

 

 

  





Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO