CNJ/BENGUELA SATISFEITO COM O NÍVEL DE EMPREGABILIDADE DA JOVENTUDE NA TEXTAF

Benguela: O secretário executivo provincial do Conselho Provincial da juventude (CPJ), em Benguela, Lucas Katimba, mostrou-se na manhã desta sexta-feira, 3 de Maio, satisfeito com o nível de empregabilidade da juventude, na unidade fabril da TEXTAF (antiga África Têxtil).

Fotografia: Bernardo Angolano (secretário executivo provincial do Conselho Provincial da juventude (CPJ), em Benguela 3/05/2024)

Redação: Benguela7

No âmbito das boas relações com as instituições públicas e privadas, o conselho provincial da Juventude em Benguela, efetuou esta sexta-feira, uma visita à unidade fabril de tecidos TEXTAF.

Logo à chegada da delegação liderada por Lucas Katimba, secretário executivo provincial do CNJ-Benguela, receberam habituais esclarecimentos sobre a unidade fabril.

Ouvido atentamente os esclarecimentos sobre a Higiene Segurança no Trabalho (HTS) do processamento do algodão até ao produto final, pelo responsável da área, Eurico Wango Manuel, a delegação de Lucas Katimba, pela visita guiada constatou de perto o funcionamento da unidade fabril.

A primeira paragem foi na área de “Fiação” área onde tudo começa com a transformação do algodão em fio. Na segunda a chamada área de tecelagem. Nesta área o algodão é recebido já toda ela amassado. E ali, é transformado em fio e sai em rolos parciais.

Após do algodão já transformado em rolos parciais, vai para terceira área, a chamada área de “Engomadeira”. Ali o produto sai transformado em rolo em “quididade” e é transferido para a área de “Armazenamento” após ser produzido na área de “engomadeira”.

Depois do armazenamento, o produto segui para duas zonas destintas: zona onde produzem “Toalhas” e “Cobertores” e zona de “tecelagem”.  Área de produção de lenções.

Os laboratórios na unidade fabril da TEXTAF têm grandes funções, para testar se o produto está ou não pronta para ser transformado em produto final e ser levado ao mercado.   

Fotografia: Bernardo Angolano (A comitiva do secretário executivo provincial do Conselho Provincial da juventude (CPJ), em Benguela e a direção da Fábrica TEXTAF 3/05/2024)

Duais horas, foram o tempo útil que Lucas Katimba e a sua comitiva tiveram para ver de perto o algodão que entra desta forma granel e sai de forma de produto para o consumo público.  

Segundo Lucas Katimba essa sua visita, é um dos motivos para constar o novel da empregabilidade da juventude benguelense. Sendo que dos mais de 600 trabalhadores entre ele homens e mulheres, na sua maioria é jovem. Ou seja 90 por cento dos postos de trabalho é ocupado pela juventude.  

De lembrar que a actual unidade fabril de tecidos, foi batizado pelo nome de AFRICATEXTIL e inaugurada em 1979, pelo saudoso primeiro presidente da República Dr. António Agostinho Neto.  

 A TEXTAF "antiga África Têxtil” tem fábricas nas províncias do Cuanza Norte, que produz tecidos para a confecção de vestuários, enquanto a de Benguela produz cobertores, lençóis e toalhas.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO