DISCRIMINAÇÃO E ACESSO À KITS DE PROTEÇÃO SOLAR, PREOCUPA ASSOCIAÇÃO DOS ALBINISMO EM BENGUELA.

Benguela: Associação dos Albinismos na província de Benguela, mostra-se preocupado a discriminação e queixa-se também de acesso de Kits de proteção solar.



Redação: Bernardo Angolano

Referiu Lito Marques Capingala, presidente da associação dos Albinismo na província de Benguela, em entrevista exclusivo ao Benguela7 Angola, revelou que os seus associados se debatem por vários problemas.

Sublinhando os principais problemas que os seus associados se debatem em primeiro lugar está a discriminação, que o mesmo diz, começa muitas das vezes no seio familiar e generalizando-se na sociedade em geral.

Segundo o presidente, a sua associação tem trabalhado na memorização das consciências dos cidadãos, com palestras no âmbito da parcerias com as Igrejas e as escolas públicas e privadas de forma a educar a sociedade como lidar com pessoas albinismos.

Acesso à kits de proteção solar
O outro calcanhar de alquiles, são os kits de proteção solar, que segundo diz Referiu Lito Marques Capingala, são caros e nem todos têm possibilidades de adquirir, dando o exemplo dos cremes, que o mais barato varia actualmente entre 5 à 7 mil kwanzas. Isso, é para quem tem possibilidades.

Para quem quer adquirir o mais sofisticado, está no valor de 30 mil kwanzas.


O albinismo tem que usar para prevenir o problema de câncer na pele provocado pelos raios solares que tem sido uma das principais causas de morte a pessoas albinas.

“Para nós o que importa não é a cura, mas sim, a prevenção", disse. 

"E esta prevenção passa pelos protectores solares que deve-se aplicar três vezes ao dia para prevenirmos os raios solar que provocam o câncer na pele” referiu.

O número da associação, alertou os seus associados que dentro da parceria com o Hospital Geral de Benguela, na área de oftalmologia, "têm nos apoiados com cremes e óleo para Pelé, sobretudo aqueles que deslocam parara fazer consultas, embora pouco, mas já é alguma coisa nós". Frisou. 

No final agradeceu o governo provincial de Benguela, por ter oferecido aos seus associados, kits completos de proteção de solar e higiene corporal e ainda apela aos Empresários e pessoas de bens a solidarizar-se com a associação pós segundo entende que não é só para pessoas albinas, mas convida todos a participarem e abraçarem a causa.

A Associação na província de Benguela, controla mais de mil albinos inscritos. 

Um outro problema que preocupa o presidente daquela associação, é a vida social dos seus associados, que considera péssima; daí que se tem registados muitos dos seus associados, girando nas artérias da cidade pedindo ajudas.

Para além da vida social os associados debatem-se também com o problema de emprego.
“É raro encontrar um albino que trabalha numa empresa privada, e muitas das vezes até pedem currículo, mas quando este é chamado, logo é discriminado por ser albino. Mesmo que ele tenha competência daquela vaga", lamentou.

O presidente da associação apela ao governo provincial, junto do Ministério de Admisnitração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), a formarem seus associados de forma adquirirem kits para o autoemprego, de modo a mitigar a situação social dos seus associados, já que, revela Lito Rafael 90% dos seus associados controlados passam por necessidades inúmeras.

Os estudos indicam que a principal causa do albinismo, é a alteração genética que atinge a produção de melanina, sendo que é necessário que o gene com mutação seja herdado do pai e da mãe para que a condição se manifeste. Caso o gene seja herdado somente do pai ou da mãe, é possível tê-lo, mas não manifestar a doença.

Como se adquire o albinismo?
Mãe fornece dois e o pai dois. Para que uma criança tenha albinismo, é necessário que ela tenha os genes do tipo “aa”, ou seja, que tenha pego um “a” de cada um dos seus progenitores. Então, um pai “Aa” e uma mãe “Aa” podem ter filhos “AA”, “Aa”, “aA” e “aa”. Cada par de gene pega sempre uma letra de cada. 

Tem cura para o albinismo?
O albinismo não tem cura e o único tratamento envolve uma proteção rígida contra o sol. Os indivíduos albinos devem usar óculos escuros para proteger os olhos de queimaduras na retina, protetores solares e roupas que protejam a pele.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO