ÁFRICA DO SUL: RAMAPHOSA CONVIDA ADVERSÁRIOS POLÍTICOS PARA O GABINETE

MUNDO: Após uma reunião do comitê executivo nacional do Congresso Nacional Africano (ANC, da sigla em inglês), esta quinta-feira, 06, que durou quase 12 horas, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou que o partido no poder, optou por formar um Governo de Unidade Nacional (GNU).


Fonte: CK 

Assim sendo, Ramahosa vai convidar seus oponentes políticos do DA, EFF, IFP e partidos menores para co-governar o país.

De recordar que não é a primeira vez na história da África do Sul que tal feito acontece. Em 1994, o ex-presidente Nelson Mandela nomeou FW de Klerk como vice-presidente e dez ministros do Partido Nacional e do IFP.

“Trinta anos após essa conquista, somos mais uma vez chamados a colaborar. Os partidos políticos devem se unir para forjar um futuro comum para o país”, disse Ramaphosa, ao anunciar a decisão.

Nesta sexta-feira, ANC e o DA estarão a mesma mesa, com o partido de maioria branca já tendo anunciado os seus pilares de negociação, listados abaixo segundo hoje divulgado pela imprensa sul-africana:

1. A promoção e protecção da Constituição;

2. A criação de um serviço público eficiente e limpo;

3. Uma estrutura fiscal sustentável para uma economia estável e crescente; e

4. A devolução de poderes às províncias.

“O DA apoia particularmente a Operação Vulindlela, uma joint venture entre a Presidência e o Tesouro Nacional, que é projetada para limpar bloqueios no estado, promover a governança e a reforma política e impulsionar os três fluxos de trabalho que compreendem o governo e o setor privado”, lê-se no documento do DA.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO