DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO DO CAFÉ CIPRA MINISTÉRIO DAS PESCAS APRESENTA INVESTIMENTOS EM CURSO NO SECTOR

Luanda: Os Investimentos no sector pesqueiro e o seu impacto no desenvolvimento económico e social do país, foram apresentados pela ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmem do Sacramento Neto, na 15ª edição do Café CIPRA, esta quarta-feira, 05 de Junho de 2024, pelas 15 horas, no Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA).



Fonte: MPRM

Além da ministra, serão facilitadores o secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, a directora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, Filomena Vaz Velho, e o presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), João Quintas, para elucidar a sociedade sobre o que está a ser feito neste sector tão fundamental para a redução da fome e da pobreza. 

O sector das pescas contribui actualmente com cerca de 3,6 por cento para o Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero e emprega cerca de 80 mil pessoas nos sectores formal e informal, das quais cerca de 75 por cento correspondem à pesca artesanal.

Até 2027, projecta-se um crescimento médio anual de quatro por cento de pescado e de 15 por cento do sal, em função de novos investimentos em fábricas de transformação do pescado e de equipamentos. 

Os desafios deste sector são inúmeros e espera-se que respondam igualmente a necessidade de um maior investimento na investigação pesqueira, produção de insumos, criação de circuito de comercialização eficiente e capacitação de recursos humanos, para a garantir a sustentabilidade dos recursos marinhos, promover a segurança alimentar e gerar maiores receitas para o país. 


BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 









Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA