BLOCO DEMOCRÁTICO RESPONSABILIZA O REGIME DE JOÃO LOURENÇO PELOS DANOS PSICOLÓGICOS E FÍSICOS SOFRIDOS PELOS QUATRO ACTIVISTAS

 

Luanda: Em comunicado enviada ao Benguela7 Angola, o Bloco Democrático vem, por meio deste comunicado, expressar sua posição perante a opinião pública, tanto nacional quanto internacional, e toda a sociedade angolana, acerca da recente libertação dos presos políticos: Tanaice Neutro, Adolfo Campos, Abraão Pensador e Gildo das Ruas e  responsabiliza o regime de João Lourenço pelos danos psicológicos e físicos sofridos pelos quatro activistas.



 Fonte: BD

COMUNICADO

SOBRE A LIBERTAÇÃO DOS PRESOS POLÍTICOS

O Bloco Democrático vem, por meio deste comunicado, expressar sua posição perante a opinião pública, tanto nacional quanto internacional, e toda a sociedade angolana, acerca da recente libertação dos presos políticos: Tanaice Neutro, Adolfo Campos, Abraão Pensador e Gildo das Ruas.

No dia 6 de Janeiro, em cumprimento do perdão presidencial (indulto), estes activistas foram finalmente colocados em liberdade, após terem cumprido dois anos de reclusão. É importante salientar que suas condenações foram baseadas em crimes fabricados pelos serviços ligados ao partido-estado.

O Bloco Democrático repudia veementemente esta situação, que resultou na separação forçada de pais, irmãos e amigos, privando-os do convívio familiar e social por mais de um ano. Esta é uma violação flagrante dos Direitos de Cidadania, consagrados na Constituição da República e nas leis complementares. Alertamos a comunidade nacional e internacional para o clima de intolerância que o regime autocrático perpétuo, especialmente durante períodos de manifestações que visam a liberdade de expressão, reunião e participação política.

Os direitos e valores fundamentais têm sido subvertidos pelo partido-estado, que monopoliza o poder e transforma as instituições em entidades distantes de sua natureza original. A intimidação e o medo são promovidos, enquanto os defensores de actividades contestatárias são perseguidos e encarcerados.

O Bloco Democrático responsabiliza o regime autoritário e violento de João Lourenço pelos danos morais, psicológicos e físicos sofridos pelos quatro activistas, bem como pelas perseguições e torturas infligidas aos cidadãos.

Reiteramos a mensagem dos activistas cívicos e da juventude: “Só a união de todas as forças poderá pôr fim à ditadura em Angola e devolver o poder ao povo.” Apelamos à união de todos, pois esta é a essência da luta contra a ditadura, em prol da alternância do poder, da preservação da paz e da implementação de um verdadeiro **Estado Democrático de Direito, bem como da Democracia Participativa.

“UM BD FORTE, JUNTO DAS COMUNIDADES,

RUMO ÀS AUTARQUIAS LOCAIS”

 

LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA


O BLOCO DEMOCRÁTICO, EM LUANDA, 08 DE JANEIRO DE 2025. 

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO