𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐃𝐄 𝐁𝐄𝐍𝐆𝐔𝐄𝐋𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐓𝐀𝐓𝐀 𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐍𝐃𝐈ÇÕ𝐄𝐒 𝐒Ó𝐂𝐈𝐎-𝐄𝐂𝐎𝐍Ó𝐌𝐈𝐂𝐀𝐒 𝐃𝐀 𝐁𝐀Í𝐀-𝐅𝐀𝐑𝐓𝐀

 

Benguela: Durante a radiografia e avaliação dos principais pontos e projectos para melhoria na vida das comunidades, nortearam a intensa jornada de trabalho do Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, que foi recebido pelo Administrador Municipal, Evaristo Calopa Mário, esta terça-feira, 07 de Janeiro, no município piscatório da Baía-Farta.



Redação: Benguela7

A visita do Governador que teve como objectivo constatar o grau de execução dos projectos em curso e auscultar as comunidades sobre as dificuldades no Município, no decurso da visita de trabalho ao município, Manuel Nunes Júnior, reuniu-se com o Conselho Municipal de Auscultação das Comunidades, bem como visitou o Instituto Médio Politécnico, Parque Fotovoltaico, Sala de Competência Genérica do Tribunal da Baía-Farta e Hospital Municipal.

Manuel Nunes Júnior foi igualmente se inteirar do funcionamento da Administração comunal do Dombe-Grande, que é a partir do dia 1 de Janeiro, município, de igual modo, foram ainda visitadas naquela circunscrição administrativa, às obras do Dique 1B da Povoação do Caungururu, Hospital Comunal do Dombe-Grande, Diqui do Chipiapir e a Fábrica de Massa Tomate, entre outras.

Sobre o Hospital Geral de Baia-Farta, Manuel Nunes Júnior, governador provincial de Benguela, garante aumentar a capacidade e a qualidade dos serviços que a unidade tem estado a custar. 

“Este é um hospital geral, mas ainda não está a ser tratado do ponto de vista orçamental, como uma unidade autónoma, tal como outros hospitais gerais. Está a ser tratado ainda como uma unidade dependente da atualização municipal e por essa razão os recursos que tem à sua disposição são bastante limitados”, reconheceu.

Quando se proceder à mudança e quando o hospital geral passar a ter recursos que serão providos autonomamente e de montante superior, certamente que com a capacidade de gestão instalada que tivemos a oportunidade de verificar, nós teremos melhores serviços, com melhor qualidade e para melhor satisfação dos utentes, garantiu o governante. 

em relação ao tribunal municipal, Manuel Júnior reconhece que as duas estruturas realmente precisam de uma intervenção que terá que ser feita, que tem a ver com a sala de competência genérica, tem a ver com a Justiça. 

 “Teremos de trabalhar com os órgãos competentes da Justiça para fazer-se uma intervenção”, disse, salientando que as condições de trabalho para fazerem julgamentos as condições “que vimos não são as mais adequadas para a dignidade que devem ter as nossas instituições públicas”.

“Então teremos certamente de fazer um trabalho bastante apurado com os órgãos competentes da Justiça para melhorarmos naquilo que for possível e o mais rapidamente possível as condições em que se trabalha neste tribunal. 

Sr. Governador, o Hospital de Dombe tem as suas estruturas muito antigas e está no estado de antiguidade. Eu queria saber se este hospital é para ser reiterado ou vai deixar de funcionar para... 

O que nós temos previsto, do ponto de vista orçamental, é que para este ano de 2025 vamos iniciar as obras de um novo hospital, que é para o Dombe Grande.

Aquele hospital que vimos que está deteriorado, degradado, poderá vir a ser reabilitado no futuro, mas neste momento a prioridade que foi definida é a construção de um novo hospital. 

Antes comum, agora vai ser o município.  Agora já é o município a partir de 1 de janeiro deste ano.

O Dombe Grande já é o município, então teremos também um hospital a ser construído com a previsão, de 2025, para este município do Dombe Grande. 

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA