POLÍCIA NACIONAL EM BENGUELA SUSPENDE DOIS EFECTIVOS AFECTO AO DIIP POR MÁ CONDUTA

Benguela: A Polícia Nacional de Angola (PNA), na província de Benguela, suspendeu nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, dois efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), por tentativa de extorsão e abuso de poder, fez saber o comando provincial numa nota enviada as redações.


Redação: Bernardo Angolano

Os dois agentes afeto ao DIIP (Departamento de Investigação de Ilícitos Penais), foram Suspensos de funções por tentativa de extorsão e abuso de poder.

"Por via de uma denúncia pública, ocorrida no dia 4 de fevereiro de 2025, o Comando Provincial da PNA em Benguela, tomou conhecimento da tentativa de extorsão e abuso de poder, actos praticados por dois agentes afectos ao Departamento de Investigação de Ilícitos Penais, deste Comando Provincial, nomeadamente os senhores:  Nelson Zeferino Bambi e António Lando Chicambi Manuel, ambos 3 Subchefe" lê-se na nota de imprensa.

O facto, segundo a nota, terá ocorrido quando os efectivos ora referenciados efetuaram uma diligência fora dos marcos legais que balizam a actuação policial, interpelando na via pública, um cidadão comerciante a quem retiveram indevidamente a sua viatura, condicionando a sua restituição pela devolução de uma quantia monetária de três milhões e oitocentos mil kwanzas.

Face a denúncia e por haver indícios suficientes da prática de infracção criminal e disciplinar, o Comandante Provincial da PNA em Benguela, mandou suspender imediatamente de funções os dois efectivos, sendo que os mesmos já se encontram detidos.



Foi aberto o competente processo-crime e mandado instaurar um inquérito interno junto a Inspecção, de acordo com a nota.

O Comando Provincial da PNA em Benguela repugna o mau comportamento praticado pelos seus dois efectivos e por outro lado agradece a oportuna denúncia dos cidadãos, lembrando que qualquer actuação policial deve observar parâmetros legais, sob pena de serem responsabilizados criminal e disciplinarmente, todos aqueles que procederem em desconformidade com as normas previstas na constituição e na lei.

De lembrar que no dia 23 de dezembro no acto público da apresentação das forças policiais, o Comandante Provincial de Benguela Aristófanes dos Santos, alertou os seus efectivos a portarem bem na actuação sub- apenas de serem expulsos da corporação.

BENGUELA 7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

 

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA