POLÍCIA NACIONAL EM BENGUELA SUSPENDE DOIS EFECTIVOS AFECTO AO DIIP POR MÁ CONDUTA
Benguela: A Polícia Nacional de
Angola (PNA), na província de Benguela, suspendeu nesta quarta-feira, 5 de
fevereiro, dois efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais
(DIIP), por tentativa de extorsão e abuso de poder, fez saber o comando
provincial numa nota enviada as redações.
Redação: Bernardo Angolano
Os dois agentes afeto ao DIIP (Departamento
de Investigação de Ilícitos Penais), foram Suspensos de funções por tentativa
de extorsão e abuso de poder.
"Por via de uma denúncia pública, ocorrida no dia 4 de fevereiro de 2025, o Comando Provincial da PNA em Benguela, tomou conhecimento da tentativa de extorsão e abuso de poder, actos praticados por dois agentes afectos ao Departamento de Investigação de Ilícitos Penais, deste Comando Provincial, nomeadamente os senhores: Nelson Zeferino Bambi e António Lando Chicambi Manuel, ambos 3 Subchefe" lê-se na nota de imprensa.
O facto, segundo a nota, terá ocorrido quando os efectivos ora referenciados efetuaram uma diligência fora dos marcos legais que balizam a actuação policial, interpelando na via pública, um cidadão comerciante a quem retiveram indevidamente a sua viatura, condicionando a sua restituição pela devolução de uma quantia monetária de três milhões e oitocentos mil kwanzas.
Face a denúncia e por haver indícios suficientes da prática de infracção criminal e disciplinar, o Comandante Provincial da PNA em Benguela, mandou suspender imediatamente de funções os dois efectivos, sendo que os mesmos já se encontram detidos.
Foi aberto o competente processo-crime e mandado instaurar um inquérito interno junto a Inspecção, de acordo com a nota.
O Comando Provincial da PNA em Benguela repugna o mau comportamento praticado pelos seus dois efectivos e por outro lado agradece a oportuna denúncia dos cidadãos, lembrando que qualquer actuação policial deve observar parâmetros legais, sob pena de serem responsabilizados criminal e disciplinarmente, todos aqueles que procederem em desconformidade com as normas previstas na constituição e na lei.
De lembrar que no dia 23 de dezembro
no acto público da apresentação das forças policiais, o Comandante Provincial
de Benguela Aristófanes dos Santos, alertou os seus efectivos a portarem bem na
actuação sub- apenas de serem expulsos da corporação.
BENGUELA 7 A NOTÍCIA EM TEMPO
REAL
Comentários
Enviar um comentário