DETIDO FALSO AGENTE DO PROGRAMA KWENDA PELO SIC POR BURLA QUALIFICADA CONTRA 133 CIDADÃOS
Huíla: O Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Huíla deteve, em flagrante delito, nesta quarta-feira, 12 de Março , um cidadão de 29 anos, implicado no crime de burla qualificada, em prejuízo de 133 lesados.
Redação: Benguela7
O porta-voz do SIC na Huíla, inspector Segunda Quitumba, explicou que a detenção ocorreu por volta das 9 horas, na comuna da Huíla, mais precisamente no Mercado Informal das Batatas.
O porta-voz sublinhou que as investigações conduzidas pelo SIC revelaram que o suspeito, de forma reiterada, exigia de cada lesado o montante de 200 kwanzas, sob o pretexto de inclusão no Programa Kwenda, uma iniciativa governamental destinada ao combate à fome e à pobreza.
Para conferir aparente legitimidade ao esquema fraudulento, o indivíduo recolhia documentos de identificação pessoal das vítimas, nomeadamente bilhetes de identidade e cartões de eleitor. Durante a abordagem policial, foram apreendidos 133 documentos pertencentes aos lesados.
"Segunda Quitumba, disse que o indivíduo em causa é desempregado, como não foi encontrado com dinheiro em mão, presume-se que tenha recebido dos lesados um total de 26.600 kwanzas, resultado da cobrança de 200 kwanzas a cada uma das 133 vítimas."
Apurou-se, ainda, que os valores ilicitamente arrecadados já haviam sido dissipados, o que sugere que a actividade criminosa vinha sendo praticada há vários dias.
"Adiantou que o número de vítimas provavelmente seja ainda maior, destacando que o mais relevante não é o valor arrecadado, mas sim o facto de o indivíduo ter enganado as pessoas em nome do Estado Angolano.
Segunda Quitumba garantiu que o indivíduo ora detido já foi apresentado ao Ministério Público para os devidos trâmites legais.
Por fim, as autoridades alertam os cidadãos para que estejam atentos a fraudes associadas a programas sociais, reforçando a importância de verificações oficiais junto dos órgãos competentes antes de qualquer compromisso financeiro.
BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL
Comentários
Enviar um comentário