MEA EM BENGUELA DENUNCIA HAVER BANDO DE COMERCIANTES NO GABINETE PROVINCIAL DA EDUCAÇÃO CUJA MISSÃO É DESVIAR OS MATÉRIAS E MERENDA ESCOLAR PARA O MERCADO INFORMAR

 Benguela: O líder do Movimento dos Estudantes de Angola (MEA), em Benguela, Nelson Ventura, em entrevista exclusivo ao Benguela7 Angola, denunciou haver uma rede dentro do gabinete Provincial da Educação, sub "olhar cego" do Detector provincial do Gabinete da Educação, Eduardo Salupula, que tem se dedicado ao desvio dos materiais Escolares e da merenda escolar para os mercados informais.

Redação: Benguela7 


Nelson Ventura desafia o Director provincial da tutela, a sair do Gabinete e visitar certas escolas, não só para fiscalizar o destino dos materiais, mas, também como as más condições que algumas escolas enfrentam.


O número um do MEA, nas terras das Acácias rubras, denunciou igualmente algumas escolas que têm estruturas ameaçadas com risco de desabamento como, as escolas dos bairros do Casseque vulgo "Capeixe Frito", entre outras. Uma outra escola é do bairro das Bombas, em Benguela , e algumas localizada no município do Lobito.


Já nos novos municípios, que surgiram fruto da nova divisão política administrativa, segundo Nelson Ventura, lá existem várias escolas registadas sem estruturas, que até há direções das mesmas escolas que funcionam por baixos de árvores. 


" Lá não há condições para os funcionários, ainda existem alunos a sentarem nos blocos e a fazerem desenhos no joelho, na disciplina de EVP. Não há motivação para lecionar. Assim, depois queremos pedir qualidade de ensino aos nossos professores que o meio escolar em si não inspira nem docente e nem o aluno", disse Nelson Ventura, desabafando com rosto triste quase lacrimejando enquanto falava.

 


De lembrar que o Presidente da república, João Lourenço, no discurso ao estado da nação em outubro de 2024, garantiu que o seu executivo não vai tolerar que manuais escolares estejam a ser comercializados nos mercados, quando deviam ser gratuitamente distribuídos aos

alunos.

Segundo ainda o Chefe de Estado angolano, a componente social continua a ser essencial para que tenhamos sucesso no processo educativo, particularmente para as crianças de famílias mais carenciadas. 

"O Programa de Merenda Escolar cobriu, no ano lectivo passado, pouco mais de um milhão de alunos. Deve, por isso, continuar a merecer a nossa atenção. Os dados demonstram que, nas localidades onde melhor executamos este

programa, é maior a frequência escolar, maior a taxa de sucesso escolar e mais baixa, a taxa de abandono escolar", disse.

A partir do Orçamento Geral do Estado de 2025, disse João Lourenço, o executivo vai mobilizar mais recursos para que, de forma progressiva, todas as crianças do sistema público de educação possam beneficiar da merenda escolar, no âmbito do Programa de Alimentação Escolar.


Outro sim, de acordo com Nelson Ventura, fruto de várias diligências feitas pelo seu movimento, que tem vindo a desenvolver é, sobre a qualidade de ensino nas universidades. Essa matéria, o líder do MEA, prometeu se pronunciar nos próximos tempos.


BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO