MEA EM BENGUELA CRÍTICA EDUARDO SALUPULA, DIRECTOR PROVINCIAL DA EDUCAÇÃO POR DESVALORIZAR PAIS QUE PERNOITARAM NAS ESCOLAS A PROCURA DE VAGAS PARA SEUS FILHOS

Benguela: O Secretário Provincial do Movimento dos Estudantes de Angola em Benguela, Nelson Ventura, teceu duras críticas a Eduardo Salupula, director do gabinete Provincial da Educação por desvalorizar os Pais que pernoitam nas escolas para conseguir vagas para os seus educandos, principalmente das classes da iniciação e da 7ª classe. 



Redação: Benguela7 

O líder do MEA, Nelson Ventura, que falava esta quarta-feira, 16 de julho, num dos programas radiofónico local, onde analisava o balanço do ano lectivo 2024/2025, na sua abordagem, Nelson, fez a sua incursão apresentando os dados oficiais iniciais do ano. 

De acordo com o líder do MEA, no ano letivo de 2024/2025 foram matriculados 150.559, para um universo de 972 escolas existentes na província de Benguela. 

Sobre o aproveitamento escolar dos alunos, o representante do Movimento dos Estudantes de Angola (MEA), na cidade das acácias rubras, afirmou que foi um ano satisfatório comparativamente ao ano anterior, mas, que os problemas graves que enferma a educação continuam e estão longe de serem resolvidos porque a tendência é de sempre piorar, dá como exemplo o elevado número de crianças fora do sistema de ensino. 




 Para Nelson Ventura, a falta de carteiras nas escolas, inúmeras salas de aulas debaixo de árvores, a falta de manuais escolares, falta de quadros, de água potável nas escolas, de merenda escolar na escolas, estão entre os maiores problemas que contribuíram grandemente no abandono escolar das crianças durante o ano letivo que terminou. 

Nelson Ventura teceu duras criticar a Edmundo Salupula e replicou igualmente o seu discurso que desvalorizava os Pais que pernoitam nas escolas para conseguir vagas para os seus educandos, principalmente os alunos das classes iniciais que são a iniciação e a 7ª classe. 

 Umas das preocupações levantadas pelo também professor, prende-se com a segurança escolar, que de acordo com o líder do MEA, existem ainda escolas que em plena aula acontecem assaltos aos alunos e professores.

 Para o líder do MEA, a criação de passe de transporte para os estudantes, são as diligências que estão a ser feitas junto do ministério do interior e dos transportes para que estas questões estejam resolvidas.  

No final, o responsável do MEA aconselhou os órgãos da tutela, dirigentes e gestores escolares, para que possam ter um comportamento responsável e profissional para que aumente os orçamentos do estado para o sector da educação, porque intende Nelson Ventura que só se desenvolve um o capital humano e o país investindo seriamente na educação.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

CANDIDATO VENCIDO NO IX CONGRESSO DA JMPLA, ADILSON HACH DIZ DESCONHECER PROCESSO FRAUDULENTO