VIÚVA DO GENERAL SUKISSA PROCESSA REDE DE JOEL LEONARDO POR EXTORSÃO DE USD 1,5 MILHÃO

Luanda: Ana da Conceição Ferreira dos Santos, viúva do falecido General Jorge Manuel dos Santos “Sukissa”, apresentou no passado dia 16 de julho uma participação criminal (processo n.º 61656/25-DNIAP) contra a rede de extorsão associada ao ex-Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo. A denúncia aponta práticas de extorsão e parcialidade judicial no âmbito de um processo de partilha patrimonial que corre na Comarca do Belas.



Fonte: Club-k 


De acordo com dados do processo em posse do Club-K, a rede de extorsão exigiu 1,5 milhões de dólares e 35% da dívida pública que uma empresa do falecido general tem por receber, como condição para favorecer uma das partes envolvidas na disputa familiar.


Após o falecimento de Sukissa, ocorrido a 31 de julho de 2022, a viúva — mãe de quatro dos seus filhos — entrou em litígio com outros 14 filhos provenientes de diferentes relações. O general deixou um vasto património, incluindo uma empresa de construção civil com obras realizadas nas províncias de Luanda, Benguela e Lunda, além da empresa SACIR - COMÉRCIO GERAL E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, LDA, gerida por uma das filhas, Zuraia Santos.


Ao perceber indícios de má gestão e apropriação indevida de fundos por parte dos herdeiros, Ana Ferreira Santos levou o caso à justiça, sendo nomeada cabeça de casal para gerir os bens. O Serviço de Investigação Criminal (SIC) interveio, recuperando parte do património que estaria a ser desviado.


O processo foi distribuído à Comarca de Bela, sob responsabilidade do Juiz Pedro Henrique, um magistrado próximo de Joel Leonardo, com quem trabalhou como assessor. Henrique já havia sido apontado por Joel como o magistrado que afastou um outro Juiz Osvaldo Malanga do processo sobre o extinto Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC), em 2021, que envolvia empresários próximos de Leonardo.


Segundo a denúncia, o Juiz Pedro Henrique teria inicialmente tentado aliciar a viúva, propondo-lhe favorecimento judicial em troca de contrapartidas financeiras. Perante a recusa, teria articulado com a rede de Joel Leonardo para favorecer os outros herdeiros, impondo a troca de advogados. O defensor escolhido foi Carlos Salombongo, identificado como assessor de Leonardo no Conselho Superior da Magistratura Judicial. 


Para evitar rastros, Salombongo não assinou procuração, colocando à frente a advogada brasileira Maria de Lourdes Luz Nascimento, que passou a representar oficialmente os herdeiros a partir de junho de 2025.


Em troca do favorecimento, a rede teria cobrado 1,5 milhões de dólares e 35% da dívida pública que a empresa do general tem por receber. Joel Leonardo, embora não tenha aparecido formalmente no processo, teria operado através dos seus dois homens de confiança: Pedro Henrique, como juiz da causa, e Carlos Salombongo, como orientador jurídico.


Com os novos arranjos, o juiz Pedro Henrique afastou a viúva da posição de cabeça de casal e nomeou como gestora Zuraia Santos – até então arguida por má gestão e descaminho de fundos. Também autorizou os 14 herdeiros a retomarem o controlo das contas bancárias da empresa do general, revertendo medidas cautelares anteriores.


O Juiz Paulo Henriques, ordenou o bloqueio da conta bancária da viúva, agravando o seu estado de saúde. Em resposta, Ana da Conceição Ferreira dos Santos apresentou uma queixa formal ao DNIAP da Procuradoria-Geral da República, acusando o juiz de precarização e abuso de poder.


Além da participação criminal, a viúva enviou cartas de denúncia à Presidência da República e aos órgãos de soberania, relatando tentativas de extorsão e manipulação do processo.


De acordo com informações recolhidas pelo Club-K, a PGR terá acrescentado à investigação indícios de corrupção contra o juiz Pedro Henrique, tido como parte da rede ligada ao ex-presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA