LIGAÇÃO FERROVIÁRIA ENTRE LUANDA E NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL RETOMA EM 2026

Luanda: A ligação ferroviária entre Luanda e o novo Aeroporto Internacional , Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) será retomada apenas no primeiro trimestre de 2026, devido a obras em curso para garantir maior segurança dos cidadãos e dos comboios, foi esta segunda-feira , 20 de outubro, anunciado.



Fonte: Ang24h 


A informação foi transmitida pelo porta-voz do Caminho de Ferro de Luanda (CFL), Augusto Osório, o qual referiu que as obras em curso no perímetro visam garantir “máxima segurança” das pessoas que atravessam a linha férrea e também para os utilizadores dos comboios.


“Essas obras decorrem. De certeza que, em 2026, teremos esse comboio de volta ao aeroporto e acreditamos que seja no primeiro trimestre do próximo ano”, disse hoje o responsável à Lusa, adiantando que se espera maior fluidez dos comboios, findo o período das obras.


A circulação de comboios regulares de passageiros no troço entre a estação do Bungo (Luanda) e o Terminal Ferroviário do AIAAN, localizando no município de Catete, província do Icolo e Bengo, a 40 quilómetros do centro de Luanda, será retomada logo que estejam reunidas todas as condições de segurança necessárias, refere o CFL, em comunicado.


O serviço de passageiros foi suspenso no dia 16 de junho, e deveria ter sido retomado em setembro, de acordo com a informação divulgada na altura.


Segundo Augusto Osório, as obras, que se iniciaram já há algum tempo, compreendem a construção do muro de vedação de toda a extensão da linha férrea e a construção de passagens superiores de peões, visando travar casos de acolhimento e mortes de pessoas que por ali circulam.


“Esse trabalho é para garantir máxima segurança das pessoas, porque temos uma história de pessoas que, infelizmente, vão atravessando a linha férrea em diversos pontos e isso tem originado muitos acolhimentos, com feridos e mortes (…). O trabalho (…) começou já há algum tempo para garantir maior segurança na circulação dos comboios e dos peões”, justificou.


Por outro lado, disse, o trabalho em curso deve criar maior fluidez de comboios: “No fim dessas obras temos a certeza de que vamos ter menos obstáculos e podemos melhorar a fluidez do tráfego ferroviário, é o que se pretende”, concluiu.


A transportadora aérea angolana TAAG transferiu definitivamente, no domingo, todas as suas operações para o AIAAN, que começou já a receber os voos internacionais e regionais da companhia estatal angolana.


As operações da TAAG, a que se devem juntar outras companhias internacionais, devem refletir-se numa maior mobilidade de pessoas na rota Luanda- Icolo e Bengo e vice-versa e o transporte ferroviário constitui uma das alternativas nesse percurso.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA