INTERNACIONAL CEDEAO DECLARA “ESTADO DE EMERGÊNCIA” PARA TRAVAR NOVOS GOLPES DE ESTADO

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) declarou a região em “estado de emergêcia”, face à sucessão de golpes e tentativas de golpe que têm marcado vários países da África Ocidental, bem como ao agravamento da insegurança. O alerta foi lançado na terça-feira (09) pelo presidente da Comissão do bloco, Omar Touray.


Fonte: DW / Digital Mídia Global TV

Segundo Touray, tem-se registado uma “erosão crescente da inclusão eleitoral em vários Estados”, situação que exige “séria introspecção sobre o futuro da nossa democracia” e medidas urgentes para fortalecer a segurança regional.

O dirigente falava na reunião do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO, em Abuja, Nigéria, onde reconheceu que, apesar dos esforços para consolidar os princípios constitucionais, subsistem ações que continuam a fragilizar as instituições democráticas.

“Perante esta situação, é seguro declarar que a nossa comunidade está em estado de emergência”, afirmou.

Onda de golpes na região

No domingo, militares no Benim anunciaram na televisão estatal a dissolução do governo, numa tentativa de golpe que acabou por fracassar. O episódio soma-se a várias ações semelhantes que têm marcado a região nos últimos anos.

Em novembro, um golpe militar na Guiné-Bissau afastou o antigo Presidente Umaro Sissoco Embaló, na sequência de uma eleição contestada, em que tanto o chefe de Estado como o candidato da oposição reivindicaram vitória.

Credibilidade do bloco em causa

De acordo com Ulf Laessing, responsável do Programa Sahel da Fundação Konrad Adenauer, a declaração pode representar uma tentativa da CEDEAO de recuperar credibilidade após ter ameaçado, mas nunca ter chegado a intervir militarmente no Níger, em 2023.

“Laessing observa que a organização teme que os golpes se tornem uma nova norma na África Ocidental”, assinalando que, naquela altura, o bloco “fixou prazos sem dispor de uma força de prontidão”.

“Agora tentam mostrar que falam a sério”, referiu.

Não está claro, contudo, que medidas práticas resultarão da declaração, nem se haverá resposta imediata do bloco.

BENGUELA7 ANGOLA, A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA