LÍDERES DAS ASSOCIAÇÕES DOS TAXISTAS COLOCADOS EM LIBERDADES, PELO TRIBUNAL APÓS CINCO MESES DE PRISÃO

Luanda: O Tribunal da Comarca de Luanda, através da unidade de apoio aos juízes de garantias, colocou, esta quinta-feira, 8 de Janeiro, em liberdade, os líderes das principais associações e cooperativas de taxistas, detidos desde o passado mês Agosto, na sequência da greve taxistas contra a subida do preço dos combustíveis, e que resultou na morte de 30 pessoas e na centenas de feridos, em Julho de 2025, apurou o Novo Jornal.



Fonte: NJ


Foram colocados em liberdade Rodrigo Luciano Catimba, vice-presidente da Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Eduardo, da Associação de Taxistas de Angola (ATA), Rafael Ginga Inácio, da Cooperativa de Táxis Comunitários de Angola (CTCA), e António Alexandre Freitas, da Cooperativa dos Taxistas e Motociclistas Freitas (CTMF).


Francisco Paciente, presidente da ANATA, segundo uma fonte do Novo Jornal na unidade de apoio aos juízes de garantias, é o único líder que ainda não foi solto pelo juiz, esta manhã, mas tudo indica que deverá seer libertado a qualquer momento


Os líderes das principais associações e cooperativas de taxistas estiveram detidos durante cinco meses, no Estabelecimento Penitenciário de Calomboloca, na província de Icolo e Bengo, após terem sido detidos pelo Serviços de Investigação Criminal (SIC) e acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de associação criminosa, instigação pública, atentado contra a segurança dos transportes e promoção do vandalismo.


A acusação, segundo apurou o Novo Jornal, não teve sustentação para prosseguir, tendo o MP promovido o seu arquivamento nos autos.


Em reacção, o advogado Francisco Muteka disse ao Novo Jornal que com esta libertação, põe-se um ponto final à "novela mal contada".


"Quero com isto dizer que ganham todos os taxistas, o Estado democrático e de direito", afirmou.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA