EXPLORAÇÃO ILEGAL DE OURO NA HUÍLA PREOCUPA PARTIDOS POLÍTICOS QUE SUGEREM CRIAÇÃO DE COOPERATIVA

Huíla: A exploração ilegal de ouro, na província da Huíla, está a adeixar apreensivos os partidos políticos na oposição e os mesmos defendem criação de cooperativas. Por sua vez, o governo da província garante mãos pesadas aos infractores do garimpo nos municípios do leste como, Jamba, Dongo, Cuvango e Chindo. 



Redação: Benguela7 

Por: Belchior Chicomo/ Huíla 


Os partidos políticos na Huíla manifestaram preocupação durante um encontro promovido com o governo provincial. Os mesmos dizem que criação de cooperativas seria o ideal na exploração do ouro para evitar calamidade nos locais de exploração. Estiveram presentes Augusto Samuel, secretário Provincial da UNITA, Zeferino Chiengo, secretário Provincial do PRÁ JÁ SERVIR ANGOLA e Elídeo Hebo, secretário Provincial do Partido de Renovação Social (PRS). 


Augusto Samuel, deputado à Assembleia Nacional e da UNITA na Huíla, disse que maioritariamente dos garimpeiros são adolescentes e jovens, que abandonam as escolas para se dedicar à exploração ilegal deste recurso minerais e avança a necessidade da criação de cooperativas.


Em resposta o governador Provincial, Nuno Mahapi Dala, pede o envolvimento de todos, de modo a se evitar a exploração ilegal de forma a se recuperar as receitas e proteger os seus cidadãos, sobretudo os jovens, que andam a se envolverem nas actividades ilegais que comprometem o futuro da região leste da província.


Vale lembrar que este é o segundo ano consecutivo que o governo da província convida os líderes partidários para ouvir as suas preocupações e não só.

BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DEPUTADOS DA UNITA SUSPENSOS PELA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

GOVERNADOR DO UIGE ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR PR JOÃO LOURENÇO, 61 MIL MILHÕES DE KWANZAS PARA OBRAS INEXISTENTE DO POSTO DE QUIMBATA

GOVERNADOR PROVINCIAL DE BENGUELA QUEBRA “JEJUM”, NOMEIA NOVOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS