EXPLORAÇÃO ILEGAL DE OURO NA HUÍLA PREOCUPA PARTIDOS POLÍTICOS QUE SUGEREM CRIAÇÃO DE COOPERATIVA
Huíla: A exploração ilegal de ouro, na província da Huíla, está a adeixar apreensivos os partidos políticos na oposição e os mesmos defendem criação de cooperativas. Por sua vez, o governo da província garante mãos pesadas aos infractores do garimpo nos municípios do leste como, Jamba, Dongo, Cuvango e Chindo.
Redação: Benguela7
Por: Belchior Chicomo/ Huíla
Os partidos políticos na Huíla manifestaram preocupação durante um encontro promovido com o governo provincial. Os mesmos dizem que criação de cooperativas seria o ideal na exploração do ouro para evitar calamidade nos locais de exploração. Estiveram presentes Augusto Samuel, secretário Provincial da UNITA, Zeferino Chiengo, secretário Provincial do PRÁ JÁ SERVIR ANGOLA e Elídeo Hebo, secretário Provincial do Partido de Renovação Social (PRS).
Augusto Samuel, deputado à Assembleia Nacional e da UNITA na Huíla, disse que maioritariamente dos garimpeiros são adolescentes e jovens, que abandonam as escolas para se dedicar à exploração ilegal deste recurso minerais e avança a necessidade da criação de cooperativas.
Em resposta o governador Provincial, Nuno Mahapi Dala, pede o envolvimento de todos, de modo a se evitar a exploração ilegal de forma a se recuperar as receitas e proteger os seus cidadãos, sobretudo os jovens, que andam a se envolverem nas actividades ilegais que comprometem o futuro da região leste da província.
Vale lembrar que este é o segundo ano consecutivo que o governo da província convida os líderes partidários para ouvir as suas preocupações e não só.
BENGUELA7 A NOTÍCIA EM TEMPO REAL

Comentários
Enviar um comentário